Fratura dental, quais os tipos, porque ocorre e como são tratadas
Você já quebrou um dente ou conhece alguém que já? Você sabe o que pode ocasionar traumatismo dentário? Neste artigo Você também vai descobrir qual o melhor tratamento para um de fratura dental.
As fraturas dentais se dividem em dois grupos, fraturas coronárias, quando envolvem somente a coroa, parte visível do dente, ou radiculares, quando tem envolvimento da raíz do dente.
A causa mais comum para fratura dental são traumas, ou quando acidentalmente morde uma pedrinha do feijão, mas bruxismo e dentes com canal tratado ou restaurações extensas tem mais facilidade para fraturar.
A solução pode ser simples, principalmente para as fraturas coronárias, onde a solução é a restauração do dente ou uma protese fixa (coroa). Também podem ser mais complexo como no caso das fraturas radiculares que se estendem abaixo da estrutura óssea podendo ser necessário cirurgias gengivais, tratamento de canal e até mesmo à perda do dente.
A escolha do melhor tratamento passa por uma criteriosa avaliação e exame clinico, dependendo da complexidade do caso pode ser necessário radiografias ou tomografias para um melhor desfecho.
Se você fraturou um dente, procure um dentista o quanto antes para verificar as possibilidades de reparo e evitar desconfortos.
A melhor prevenção para as fraturas dentais é manter os check-ups em dia, usar placa miorrelaxante para dormir e ficar de olho em episódios de bruxismo também é recomendado tomar cuidado com alimentos muito duros ou muito pegajosos.
Gostou? Compartilhe este conteúdo com seus amigos!
-
Whatsapp
-
Facebook
Leia mais artigos aqui
Placa de bruxismo – orientações deu uso – dicas e cuidados
Caso clínico – Facetas, clareamento
Agende sua consulta agora mesmo
Rua Doutor Pedro Ferreira 155 – Sala 1611 – Itajaí/SC
Whatsapp: (47) 98832-3541
E-mail: contato@fzodontologia.com.br